domingo, 20 de março de 2011

"VAMOS AJUDAR A SALVAR NOSSO PLANETA TERRA"

O planeta precisa de nossa ajuda! Aqui estão dez coisas que você pode fazer para ajudá-lo:

1 – Não dirija 1 em 5 dias: Durante a semana escolha um dia, apenas um dia para deixar o carro em casa. Converse com colegar de trabalho e se organize para irem juntos ao trabalho, assim você vai estar ajudando a diminuir a emissão de carbono no ar e melhorar a qualidade de nossa cidade.

2 – Mantenha sua geladeira cheia: Parece brincadeira mas não é. Um refrigerar vázio consome mais energia do que um cheio, se não puder manté-lo cheio de comida coloque garafas de água.

3 – Desligue as coisas: Sempre nos lembramos de desligar as grandes coisas de nossa casa mas a pequenas são sempre esquecidas mas, também gastam energia.

4 – Pare de enviar email ‘junk’: Email sem importância são impressos constantemente em todas as partes do mundo, evitando enviar estes email você ajuda a não gastar papel. Mais informações sobre isso aqui.

5 – Leve suas próprias sacolas para o supermercado: Cada vez mais geramos plásticos e usamos cada vez mais em nossas compras de supermercado, podemos usar nossas próprias sacolas e ajudar a reduzir o consumo de plástco além disso, algumas lojas e supermercados já dão descontos para aqueles que levam suas próprias sacolas.

6 – Água a noite: Procure usar água para molhar plantas e jardins a noite, se você usar a noite a água vai evaporar menos e assim você consome menos água.

7 – Use suas máquinas a noite: Deixe para usar sua lava-roupe e lava-louça juntas durante a noite. As empresas de energia tendem a diminuir os valores de energia em horários fora do pico de uso, assim você economiza na conta e ainda ajuda a diminuir o consumo de energia.

8 – Use suas máquinas cheias: Esta dica é um complemento da anterior, use sempre suas máquinas cheias, assim você vai precisar usar menos as máquinas consumindo menos energia.

9 – Utilize ao máximo suas sacolas de lixo: Espere até ficarem cheias para poder jogar fora, cada socola a menos que você use ajuda a diminuir a quantidade de plástico nos lixões.

10 – Recicle: A grande maioria das cidades oferece programas de reciclagem. Recicle em todos os lugares, em casa, no trabalho em todos os lugares. Ajude a manter os programas de reciclagem, se em sua comunidade não tem programas de reciclagem dê início a um e faça o mesmo em seu trabalho.

11. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes*
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma
incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás
carbônico anualmente.
12. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético*
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de
nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

13. Não deixe seus aparelhos em standby*
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver
usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho
usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em
uso.

14. Mude sua geladeira ou freezer de lugar*
Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais
energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os
afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o
superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles
então, nem pensar!

15. Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias*
O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho,
fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso,
considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até
metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o
valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.

16. Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheias*
Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade,
selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa
lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e
talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.

17. Retire imediatamente as roupas da máquina de lavar quando
estiverem limpas*
As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas,
exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo
assim muito mais energia elétrica
18. Tome banho de chuveiro*
E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até
quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

19. Use menos água quente*
Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as
roupas, prefira usar água morna ou fria.
''Dia Mundial da Terra."
 
Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 biliões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo. A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogénio, oxigénio, arménio e outros gases.
Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectónicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição actual dos continentes.
O relevo da Terra é influenciado pela acção de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, acção do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos. O Google marcou, como é hábito, a sua presença no assinalar deste dia.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário