quinta-feira, 31 de março de 2011

Dia Nacional da Saúde e Nutrição.

Manter uma alimentação saudável é importante para preservar a saúde e a qualidade de vida. No  dia 31, é Dia Nacional de Saúde e Nutrição, por isso, o Hospital Cardiológico Costantini relacionou algumas dicas importantes que podem colaborar para evitar doenças graves e fatores de risco que provocam problemas cardíacos desde a infância até a vida adulta. A cardiologista Maria do Rocio Peixoto de Oliveira e a nutricionista Mara Regina Cilião alertam quem são os vilões e as mudanças simples na dieta que dão resultado.

Uma dieta rica em minerais, como cálcio e ferro, e proteínas é importante para todas as idades, principalmente, para quem já passou dos 60 anos. "É preciso equilibrar a ingestão de alimentos ricos em minerais, como frutas e verduras com proteínas do leite desnatado e derivados e dos grãos (grão de bico, feijão, lentilha), que são pobres em gordura e uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais," explica. Mara também destaca as vantagens dos alimentos funcionais, que estão em voga atualmente, como é o caso da soja, linhaça e aveia para reforçar a alimentação.

A cardiologista Maria do Rocio explica que manter uma dieta saudável hoje é um grande desafio, especialmente diante de tantas opções de alimentos industrializados prontos e rápidos de preparar. Porém, muitos desses alimentos são vilões que trazem riscos ao coração. Pratos altamente calóricos, como alguns tipos de massas, enlatados, carnes gordas, frituras e doces em excesso são perigosos. A recomendação é que as pessoas substituam alguns pratos por outros com potencial calórico mais baixo no dia-a-dia, deixando as opções mais extravagantes para ocasiões mais específicas e raras. "O segredo é ingerir tudo com cautela, sem cometer excessos", reforça.
Dicas para saúde do coração e melhor qualidade de vida:
* comer frutas cítricas (como laranja, acerola, caju, kiwi) e vegetais;
* priorizar carnes magras como aves sem pele e peixes grelhados;
* comer alimentos que são ricos em fibras, como aveia, grãos e pães integrais;
* limitar a ingestão de gorduras saturadas (contidas nas carnes, leite integral e derivados, como creme de leite, nata, sorvetes, queijos);
* Evitar alimentos ricos em gorduras trans encontradas em biscoitos recheados, salgadinhos, margarinas;
* Limitar açúcares
* limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
* evitar o churrasco com costela, cupim e carneiro, preferindo cortes mais magros, como alcatra.
* Beber pelo menos dois litros de água por dia
* reduzir o sal da alimentação
* parar de fumar
* praticar exercícios físicos aeróbicos.
Tarefas rotineiras e exercícios físicos:
* Adotar quatro dias na semana para fazer uma caminhada
* Preferir as escadas ao invés do elevador
* Estacionar o carro em um local um pouco mais distante do destino
* Dispensar a escada rolante nos shoppings
* Levantar para falar com o colega, ao invés de chamá-lo pelo telefone ou pelo computador.


A saúde, o corpo e a qualidade de vida em qualquer idade dependem do padrão de alimentação. Alimentos saudáveis aumentam a capacidade de defesa do organismo, protegendo de todas as doenças, principalmente de um dos grandes vilãos do século - o câncer.

Os chamados alimentos protetores como a cebola, o alho, o brócolis, a couve-flor, a couve, o espinafre, o repolho, todos os legumes amarelos e vermelhos e todas as frutas devem ser consumidos frequentemente, ou seja, devem fazer parte da nossa alimentação diária, por serem comprovadamente eficazes no combate às células cancerígenas e demais enfermidades, como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares.

Para que possa fazer um cardápio próprio, busque ajuda na Pirâmide Alimentar, obedecendo as quantidades diárias indicadas para o consumo de cada grupo de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário